Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Gata Christie



Quinta-feira, 16.06.11

"Escolas arriscam ser centros de treinos para testes" (*)

Ontem ouvi uma mãe e uma professora dizerem, convictamente, que durante os dois meses de férias de Verão deveríamos pôr as nossas crianças de sete anos a fazerem exercícios três vezes por semana. Para não esquecerem a matéria. Está tudo maluco?


(*) título de notícia do jornal Público do passado dia 13 sobre a quantidade de testes, provas e exames que os alunos realizaram este ano lectivo. Algo que nos devia pôr a pensar. Afinal, para que serve a escola? Para ensinar os alunos ou para fazer com que as escolas, o ministério da educação e o país não façam má figura nas estatísticas e nos rankings oficiais?

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Gata às 09:40


9 comentários

De angela a 16.06.2011 às 12:20

Olá, outra vez, deixem explicar-me.

Em relação à minha infancia/adolescencia eu ia para a Biblioteca e lia tudo o que me apetecia: os cinco, os sete, a patricia, os asterix, o lucky luke... e com a idade fui modificando a lista. Para mim (nós, irmãs) era uma alegria imensa ler tudo aquilo que doutra forma não teriamos em casa (aos 12 anos li "os miseráveis" porque achava que ia durar muito, já que tinha 5 volumes:)
Não eramos ratos de biblioteca, nada disso! Conduziamos uma acelera veeeeelha, faziamos corridas de bicicletas com os vizinhos, iamos à piscina tooooooodos os dias (fazendo 15 dias de férias na praia, e 3 semanas na aldeia onde lia avidamente o jornal do dia).

Lia também os livros do ano escolar seguinte por pedido meu. Na verdade, a minha mãe até tinha receio que depois eu perdesse o interesse pelas matérias por não serem "novas". Era um gosto meu.

Quanto a fazer testes, fazer exercícios sobre matéria anterior não acho um abuso. Acho até uma grande ajuda: os testes devem ser encarados como um facto corrente e banal.
Assim, quando chegarem os testes a sério, evitam-se os terrores e stress de se ser avaliado.
Às vezes via colegas com os nervos esfrangalhados porque um teste era o fim do mundo (claro que tb ficava ansiosa).

Só acho que os dias de férias são longos e há tempo e espaço para tudo.

Mas tenho a certeza que todas as mãe que aqui escrevem só querem o melhor e a felicidade dos filhos. Cada um à sua maneira.

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog  




Mais sobre mim

foto do autor