Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Envelhecer é uma grande porcaria mas não há como evitá-lo, não é? Por isso, não adianta fechar os olhos e fingir que não está a acontecer (e deus sabe como eu gosto desta técnica de sobrevivência). Decidi enfrentar a realidade e fazer um artigo sobre a menopausa. Parti para este trabalho sem saber nada, só com esta ideia de que acho que é isto que me está a acontecer, como será com as outras mulheres? Foi um processo muito bom, pelas conversas que tive. Tive muita sorte com as minhas entrevistadas. E, depois, tem sido muito bom receber todas as reacções e mensagens de mulheres que me agradecem por ter falado neste tema, que me contam como se identificaram com as histórias ou que partilham comigo as suas histórias diferentes. Ah, então estás "nessa" fase? Sim, estou, chama-se perimenopausa (nem sabia que esta palavra existia) e é uma grande confusão, uns dias sinto-me um caco, como se já tivesse 90 anos, noutros estou imparável e disposta a tudo para combater a apatia. 

O texto não tem pretensões de dar explicações científicas ou apresentar respostas milagrosas. Mas tem uma mensagem que me parece muito importante, para mim e para toda a gente. Se quiserem ler, está aqui:

"Eu não estou velha e acabada". A menopausa traz calores, peso, irritabilidade mas também uma certeza: "Não é um fim, é uma mudança"

mjo.jpg

publicado às 11:26


4 comentários

Imagem de perfil

Anita 18.10.2022

Parabéns pelo artigo bem completo.
Imagem de perfil

Mia 18.10.2022

Já tinha lido o artigo e a foto acerta na mosca. o que posso acrescentar ao assunto e no alto da minha experiência de mais de seis anos no pré é que acabamos por nos habituar e a reconhecer os sinais. Não embarquei em medicamentos hormonais, decisão aplaudida pelos dois medicos que consultei e procuro ir amenizando os sintomas.
Imagem de perfil
Não consegui fazer THS porque parecia que me tornava numa psicopata que só queria matar qualquer pessoa que se atravessasse à minha frente! E o raio dos calores? Uma praga nocturna que ainda hoje, apesar de já ter conseguido 'acalmar' os episódios, ainda me obriga a ter que dormir com um pé (ou os dois) fora das mantas.
O que me safou nisto tudo e ainda me safa foi a Maca Peruana em pó. Adeus calores e 'grrrrr nem fales comigo sequer'; olá pessoa equilibrada (ok, na medida do possível mas pronto, é melhor do que nada).
Obrigada pelo artigo.
Imagem de perfil

Maria Castanha 19.10.2022

Foi um processo difícil que passei aos 41 anos. Só nada a menstruação desapareceu e comecei ter mais irritabilidade, as engordar lentamente, a apareceram flacidez em partes do meu corpo, a libido partiu para parte incerta , o sono não vinha e acordava como uma louca e fiquei complemente à nora. Os exames confirmaram que estava na fase da pré Menopausa. Aos 42, entrei na menopausa..timei.durante dois anos a medicação de compensação com a qual tive relações péssimas: da primeira da a-me umas comichões horríveis e na segunda vez, tinha uma tensão mamária dolorosa. Deixei e tive de ir vencendo esta nova fase com.aa suas coisas boas.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor