Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A dona Dolores tirou uma fotografia de bikini na beira da piscina. E partilhou-a nas redes sociais.

Eu admiro muito aquela mulher.  

Eu não tiro fotografias em bikini. E se na praia alguém quiser tirar fotografias eu vou a correr vestir uma roupita ou encolho-me de maneira a que não apareça muito do meu corpo. E se tirar alguma fotografia de certeza que não a partilho nas redes sociais. Aliás, se eu estiver de bikini faço os possíveis para não encontrar ninguém que seja vagamente conhecido. Porque eu - até posso disfarçar e fingir que não é nada e pôr um ar super-seguro de quem é a maior mas a verdade é que - tenho muita vergonha que as outras pessoas olhem para o meu corpo gordo despido e para as banhas e celulites todas que eu para aqui tenho. Portanto, sempre que posso, evito mostrá-lo. E eu sei que isto é errado. Sei que as pessoas são mais do que um corpo (sei que eu sou mais do que um corpo). E defendo com unhas e dentes o direito a cada um ter o corpo que tem, sem vergonhas nem tabus. E até consigo, no dia-a-dia, viver tranquilamente com o meu corpo. É só vestir uma roupa discreta e esquecer que tenho um corpo. Mas quando estou seminua é mais difícil. Uma pessoa fica consciente de todas as suas imperfeições e não há auto-estima que resista.

Mas, sabem, eu não queria ser magra. Eu só queria estar-me nas tintas para o que os outros pensam. Eu não faço dieta, eu luto contra a minha falta de confiança.

Por isso eu admiro a dona Dolores. E queria ser assim. Uma mulher que vive bem com o seu corpo. Que diz: esta sou e estou-me a cagar para vocês. Esta sou eu e sou feliz, olhem lá para mim e vejam como eu sou feliz. 

Acho mesmo triste que haja gente a gozar com ela. E que alguma dessa gente sejam mulheres e que até se digam feministas. E que alguma dessa gente sejam pessoas inteligentes e que até se digam defensoras da liberdade individual. Mas não resistem a gozar. Ah, é só uma brincadeira, dizem. Mas não é. Porque quando gozam com ela na verdade estão a dizer: "olhem o desplante desta gorda que não tem vergonha de se mostrar, não saberá ela que as gordas têm de se tapar? que só as magras e boas é que têm o direito de exibir o seu corpo de bikini?" E isso não tem graça, é só maldade e mesquinhez.

Voltamos sempre ao mesmo

E, já agora, podem ler AQUI sobre um livro extraordinário, A Gorda.

publicado às 19:52


9 comentários

Sem imagem de perfil

Trigueiros 26.06.2019

Excelente texto.

As redes sociais alavancaram essa tendência.de hoje em dia as pessoas passarem os dias a apontar defeitos aos outros, como se fossem todos perfeitos e maravilhosos.

Cada um é como é e os outros se não gostam não olham, ou não se dão com a pessoa. Deixem as pessoas ser como são porra!

Imagem de perfil

Triptofano! 28.06.2019

Um aplauso de pé!
Às vezes é mais fácil ir com a corrente e fazer a piada fácil, gozar com a aparência alheia, mas temos de parar para pensar qual a mensagem que estamos a passar!!!
Quanto ao teu corpo, rapariga, desculpa a linguagem, mas deixa te de merdas.
És linda e não peças desculpa a ninguém por causa disso!❤️
Sem imagem de perfil

Makiavel 28.06.2019

A autoconfiança da Dona Dolores em se mostrar como é não tem nada de épico nem de transcendental, nem se deve a uma qualquer qualidade da senhora que a diferencie de todas as outras pessoas.

A origem (recente) dessa autoconfiança tem um nome: dinheiro.

Não consta que andasse pelas redes sociais quando o seu filho ainda andava na academia do sporting.
Imagem de perfil

Maria Araújo 28.06.2019

Muito bom texto.
E se a Dona Dolores mostra o corpo que tem sem qualquer problema, há as magras e da sua idade que mostram o corpo flácido, que também não é "bonito" de se ver,as marcas que o tempo se encarrega de nos alertar que a pessoa é a mesma, o corpo mudou.
Sejamos felizes como somos e com o que temos.
Hei-de ler o livro "A Gorda".
Ferrante anda no grupo dos livros que tenho para ler neste verão.

Imagem de perfil

Maria 28.06.2019

As pessoas preferem criticar a enfrentar os seus medos e defeitos.

Não se olham ao espelho pq n gostam do que o dito lhes mostra.

São mesquinhas, invejosas e maldosas.
Eu nunca postaria uma foto minha , mas admito a Sra que o fez sem qualquer preconceito.
Imagem de perfil

Vagueando 28.06.2019

Pois o objectivo não é mostrar o corpo nem a alma, é podermos estar na praia porque gostamos. Eu por acaso até nem gosto muito de praia por duas razões, a minha pele dá-se mal com o sol e os meus pés não gostam muito de areia.
As redes sociais são uma forma de exibição, para o bem e para o mal.
Neste sentido, esqueça as redes socias, os termos formais, as fotos rituais para parecer sempre bela de mais, lembre-se que somos apenas animais, racionais, bem certo, que devem buscar a sua felicidade da forma que bem entenderem, desde que respeitem as regras de convivência em sociedade.
Sem imagem de perfil

Rita (porque minimalistas há muitas) 28.06.2019

E ela falou! Amen! Obrigada! É assim mesmo e não te cales.
Adorei o post.
Imagem de perfil

Maria das Palavras 28.06.2019

Sabes o que te digo?
Podemos gozar todos com ela, mas no final do dia (todos os dias) ela é que se fica a rir de nós
Imagem de perfil

Marta Elle 28.06.2019

Infelizmente, muitas mulheres têm por hábito criticar as outras mulheres. Nunca entendi essa mania.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor