Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



MV5BNzcyNTYyZmUtNDBlNC00NGI0LTk3NTgtNzE5N2I4M2U5MD

No fim-de-semana, apanhei num TVCine o filme Anatomia de um Crime, de Otto Preminger, com música de Duke Ellington. James Stewart interpreta um advogado que aceita defender um homem (Ben Gazzara) que cometeu um assassínio: matou o violador da sua mulher (Lee Remick). O filme, de 1959, passa-se em grande parte no tribunal. E se é verdade que tem bastantes pormenores morais que nos fazem sorrir de tão antiquados (pode-se falar de cuecas em tribunal?), não deixa de ser triste perceber que ainda hoje, em 2020, poderíamos ouvir alguns daqueles comentários: afinal a mulher, lindíssima, não terá tido um pouco de culpa da violação uma vez que se veste de forma provocante e sai sozinha à noite?  Ah, pois.

Entretanto, descobri o trailer e vale a pena por si só:

E, já que estamos a falar de tribunais, também vi, na Netflix, The Trial of the Chicago 7, o filme de Aaron Sorkin que recorda o julgamento de sete líderes de protestos juvenis contra a guerra do Vietname que foram acusados de conspiração e de dar início aos motins que ocorreram nas ruas de Chicago durante a Convenção Democrática de 1968. Tem Eddie Redmayne, Joseph Gordon-Levitt, Mark Rylance, Frank Langella, Sacha Baron Cohen,  Michael Keaton e outros. Este é o típico de filme de tribunal, com pouca acção e mesmo essa acontece em flashback. Mas tem muito ritmo, os diálogos são óptimos e faz-nos rir, apesar de a situação não ser propriamente divertida. O juiz parece começar o julgamento com a decisão já tomada e a acusação (leia-se o governo) está disposta a tudo, incluindo cometer algumas ilegalidades, para garantir a condenação destes jovens esquerdalhos e incómodos.

É um belo retrato da justiça americana que, quer-me parecer, também não há de estar muito desactualizado (afinal, hoje é aquele "dia histórico" em que Amy Barrett chegou ao Supremo Tribunal para defender a ilegalização do aborto e do casamento homossexual...).

Tags:

publicado às 15:45



Mais sobre mim

foto do autor